IFC Camboriú prorroga inscrições para Educação de Jovens e Adultos (Proeja)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

frenteO Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú prorrogou as inscrições, até 10/02, para o processo de seleção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), com formação profissional na área de Agroindústria ou Agente de Observação de Segurança.
Ao todo serão ofertadas 60 vagas não ocupadas para ingresso no primeiro semestre de 2017, sendo divididas em 30 para cada curso (14 ampla concorrência e 16 para ações afirmativas). As ações afirmativas (cotas) estão previstas na Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio para estudantes de escola pública, baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Para participar do processo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental e ter, no mínimo, 18 anos completos no ato da matrícula.
O ingresso será realizado por meio de sorteio público de vagas, caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas em cada um dos cursos. Para o curso Proeja – Agente de Observação de Segurança será disponibilizada a opção de escolha para turno vespertino ou noturno. O turno que tiver mais candidatos será oferecido pelo campus. Já o Proeja – Agroindústria será ofertado no período noturno. Os dois cursos são gratuitos e têm a duração de 2 anos.
Para realizar a inscrição, o candidato deve comparecer à Coordenação de Ensino Técnico do IFC Camboriú, nas seguintes datas e horários:
Em janeiro/2017: até 31/01, das 8h Às 14h;
Em fevereiro/2017: de 01/02 a 10/02, das 8h às 21h.
Em relação à documentação para fazer a inscrição, o candidato deve trazer as fotocópias e originais do CPF e RG, e a ficha de inscrição devidamente preenchida (ver Anexo I do Edital). O resultado do processo de classificação e a convocação dos classificados para efetuar a matrícula serão publicados no site: http://www.camboriu.ifc.edu.br , no dia 14 de fevereiro de 2017. As aulas iniciam em 16 de fevereiro de 2017.
Para conferir as informações detalhadas sobre o processo seletivo, confira o Edital aqui .
Confira mais informações sobre os cursos:
Proeja – Agroindústria
O profissional formado no curso poderá atuar em setores relacionados ao processamento de carnes, leite e derivados, mel e ovos.
Proeja – Agente de Observação de Segurança
Com a formação, o profissional pode atuar profissionalmente em setores relacionados ao desenvolvimento de atividades de segurança do trabalho, como:  a) Atividades específicas em áreas confinadas, acompanhando serviços como liberação de entrada e saída de trabalhadores; b) Reconhecimento e controle de riscos ambientais e ocupacionais; c) Manuseio de equipamentos e produtos pertinentes a segurança do trabalho; d) Realizar medições com procedimentos estabelecidos visando a prevenção e proteção de trabalhadores; e) Auxiliar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), no cumprimento das normas regulamentadoras e da legislação vigente.
Datas importantes do processo:

Data/Período

16/01/2017

Publicação do Edital n° 001/2017, de 16 de janeiro de 2017. No Portal do Campus: www.camboriu.ifc.edu.br

16/01/17 a 31/01/17

Inscrição No Campus Camboriú – Rua Joaquim Garcia, S/N – Camboriú – SC – Horário: 8h às 14h

01/02/17 a 10/02/17

Inscrição Horário: 8h às 21h

13/02/17

Publicação da relação preliminar de inscrições homologadas. No Portal do Campus: www.camboriu.ifc.edu.br

13 e 14/02/17

Solicitação de recursos referentes às homologações de inscrições. No Campus Camboriú – Rua Joaquim Garcia, S/N – Camboriú – SC – Das 8h às 13h