IFC Camboriú realiza entrega do 29º cão-guia nesta quinta

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Marilena x Estrela (1)Amanhã (13/12), às 14h, no auditório do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia (CFTIG), Marilena Assis recebe a Estrela, 29ª cão-guia formada no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. O evento é gratuito e aberto ao público.
Marilena nasceu e cresceu enxergando normalmente. Aos 12 anos adquiriu um glaucoma congênito e começou a perder a visão. As dificuldades a fizeram seguir o caminho como professora das redes municipal e estadual, atuando na educação especial, com foco na inclusão, acessibilidade, deficiência visual, recursos inclusivos, audiodescrição, escrita e leitura em braile. Hoje, aposentada do município, Marilena ainda atua como consultora em audiodescrição da rede estadual do RS e também participa ativamente de iniciativas inclusivas.
Na sexta-feira (14/12), a dupla segue para a capital gaúcha, acompanhadas do treinador e instrutor do IFC, para fazer a adaptação nos trechos habitualmente feitos por Marilena.
Conheça o Projeto Cães-guia
Em 2010, o Projeto Cães-guia nasce como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), recebendo o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDH), sendo posteriormente incorporado como uma das ações do Plano Nacional para as pessoas com deficiência, o “Viver sem Limite”, lançado em 2011 pelo Governo Federal. O projeto, que visa o aumento do número de cães-guia, está sendo ampliado para outros seis Institutos Federais de diferentes regiões do país.
O Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia está localizado no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú e é o primeiro da América Latina a ofertar o curso de Pós-graduação, em nível de especialização, em Treinador e Instrutor de Cães-guia.

* Crédito da imagem: Centro de Treinamento de Cães-guia