IFC Camboriú realiza evento sobre manifestações populares: os saberes e fazeres das comunidades

quarta-feira, 13 de maio de 2015

0-Banner-alterado-07-05-15Nos dias 14/05 e 15/05, o auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú será transformado em um grande palco de apresentações e palestras sobre a cultura popular. Sob o tema “Manifestações populares: os saberes e fazeres das comunidades e a importância desse patrimônio”, a IV Semana de Turismo, Hospitalidade e Lazer traz para a abertura, a partir das 13h30, o espetáculo de dança tradicional tocantinense encenado pelos alunos do Instituto Federal de Tocantins (IFTO). De acordo com a Comissão Organizadora do evento, a temática escolhida estimula os grupos a pensar o turismo como uma atividade de inclusão social, como elemento gerador de renda e propulsor do movimento inclusivo.
Após as apresentações culturais, às 14h, a professora e pesquisadora da Universidade do Vale de Itajaí (Univali), Yolanda Flores da Silva, ministra a palestra “O saber fazer cultural/comunitário a serviço de um turismo acolhedor, justo e sustentável”. Além dos debates do primeiro dia, a IV Semana traz os grupos: Cantadores do Engenho, contemplado no Prêmio Catarinense de Música em 2015, e o Coletivo Brasileirando, projeto que reúne contos e cantos do Brasil.
Nos intervalos entre palestras e apresentações, os participantes poderão conferir uma Exposição Fotográfica sobre a temática cultura, no hall do auditório, e a Feira de Artesanato da Economia Solidária (presença de 14 artesãos), localizada no pátio do câmpus.
No dia 15/05, o evento segue a programação de palestras e também conta com a interação dos alunos e comunidade nas oficinas de música, cultura, gastronomia e dança. Para participar da IV Semana de Turismo, Hospitalidade e Lazer, não é necessário realizar inscrição. O evento aberto ao público e gratuito.
Confira a programação completa:
14/05 (Quinta-feira)
13h30
Abertura com apresentação cultural – Dança Tradicional da Cultura Tocantinense (Instituto Federal de Tocantins)
Grupo Cantadores do Engenho (Prêmio Catarinense de Música em 2015)
Exposição Fotográfica
Abertura da Feira de Artesanato da Economia Solidária com a professora Idalina Maria Boni
14h
Palestra: “O saber fazer cultural/comunitário a serviço de um turismo acolhedor, justo e sustentável” com a professora e pesquisadora, Yolanda Flores da Silva (Univali)
15h
Coletivo Brasileirando: “Brasileirar é um verbo no presente infinitivo”
16h30
Apresentações de trabalhos acadêmicos
15/05 (Sexta-feira)
7h30 às 11h
Oficinas:
Efeito Raízes – com Galeno de Castro
Fundação Cultural de Balneário Camboriú – com Lílian Martins
Gastronomia Étnica – com o Chef. Gustavo Marechs
11h15
Apresentação cultural – Oficina de Galeno de Castro
13h30
Palestra: “A cultura popular regional e sua importância para o turismo” com o pesquisador Isaque de Borba Corrêa
15h30
Apresentações de trabalhos acadêmicos
16h30
Encerramento com apresentação cultural e premiação do concurso fotográfico
0-Banner-alterado-07-05-15

Clique na imagem para ampliá-la.