IFC Camboriú recebe maior evento de divulgação de software livre

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Flisol imgNo próximo sábado, 12/05, das 9h às 12h, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú recebe o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL), considerado o maior evento de divulgação de software livre da América Latina. Desde 2005, o FLISOL é promovido em vários países para difundir o uso da tecnologia com palestras e oficinas.  Neste ano, o IFC Camboriú será uma das três sedes do Festival, junto com as cidades de Blumenau e Florianópolis, que também já realizaram as atividades do evento.
De acordo com o professor do IFC Camboriú, Rodrigo Ramos Nogueira, o principal objetivo do evento é, além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica.
 O FLISOL é um evento gratuito, aberto ao público e com emissão de certificado. Para participar, basta fazer a inscrição no link: http://bit.ly/flisol2018 .
O Festival é organizado por professores e alunos dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Técnico em Informática, Tecnologia em Sistemas para Internet, além da parceria com ativistas do movimento Software Livre.
Confira a programação:
[8h30 – Auditório dos Conselhos]  Credenciamento
[9h – Auditório dos Conselhos] Palestra Introdutória : “Opinião pública, comportamento, o movimento do software livre, redes sociais federadas”. Palestrante:  Adonay Felipe Nogueira – Administrador, membro da comunidade Open Source e ativista do software livre.
[9h20 – Laboratório Avançada de Segurança e Redes] Install Fest – É um espaço destinado para que a comunidade instale o sistema operacional Linux e aplicativos de código aberto no Linux, Windows e OS X. Durante o Install Fest, o participante terá o acompanhamento de uma pessoa com conhecimento técnico no assunto.  Instrutor: Adonay Felipe Nogueira – Administrador, membro da comunidade Open Source e ativista do software livre.
[9h20 – Laboratório de Software 1]  Oficina “Como hackear a Internet com Python: uma aplicação de web crawling com Inteligência Artificial”. Ministrada por Fernando Luiz Moro, Rodrigo Ribeiro e Rodrigo Nogueira
[9h20 – Laboratório de Software 3] Oficina “P5.js: Criando animações interativas para a Web, criando minigames e sketches envolvendo manipulação de formas e de movimento em um quadro utilizando HTML e JavaScript.” Ministrada pela Equipe LabMati² (João Vitor Maia Neves Cordeiro,João Vitor Rodrigues,Felipe Riffel Kaminsky e Allan Soares).
[9h20 – Laboratório de Software 2] Oficina “Programação Web e Banco de Dados: Como criar um sistema do zero com ferramentas Open Source”. Conteúdo: Apresentação os conceitos básicos de páginas na WEB, servidores WEB, servidores de hospedagem e ensinar os participantes a construir uma aplicação CRUD – Create, Read, Update and Delete e rodar em um servidor local. Ministrada por Rogério Saraiva, Pâmela de Jesus, Paul Jackson e Saltiél
[9h20 – Laboratório de Web Design] Oficina “Inkscape: produção gráfica e visual com software livre – Introdução ao software livre e imagens vetoriais; instalação do Inkscape. A interface do Inkscape; formas, filtros e ferramentas; técnicas de desenho e manipulação de cores”. Ministrada por Nicolas Oliveira