IFC Camboriú traz recital de violão gratuito nesta sexta-feira, 22/11

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Recital de violãoO projeto de extensão “Musicarte/ Latino Voices Camerata” traz mais um espetáculo de arte e boa música para o auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.  No palco, dia 22/11, às 20h, o campus recebe o recital de violão “Visiones crepusculares”, com os sons do diretor artístico e violinista da “Orquestra de cordas da ilha”, Marcos Pablo Dalmacio, no olhar de Victor Lark. O evento é gratuito e aberto ao público. Não é necessário realizar inscrição.
O recital faz parte do projeto de extensão desenvolvido no IFC Camboriú e intitulado “Musicarte”.  De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Débora de Fátima Einhardt Jara, o objetivo do Musicarte é ampliar a esfera cultural da cidade, ofertando o campus como espaço cultural e palco para concertos e recitais didáticos gratuitos e abertos à comunidade.
Confira o currículo de Marcos Pablo Dalmacio
Multi-instrumentista e compositor, desde cedo mostrou interesse por diversos aspectos da prática musical o que o levou a dedicar-se com igual energia ao violão, violino e viola, composição, pesquisa musicológica, regência orquestral e à interpretação de música antiga com instrumentos de época (vihuela, guitarra renascentista, alaúde, guitarra barroca, guitarra clássico-romântica, terz guitar e mandolina).
Como solista tem se apresentado em numerosas cidades de vários estados do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Espanha, Portugal e França, oferecendo recitais, masterclass e palestras em festivais, seminários, séries de concerto, conservatórios e universidades. Tem atuado também como solista junto a orquestras, conjuntos de música de câmara e corais do Brasil e da Argentina.
Na sua discografia conta com o disco Cordas de Acordo, gravado pelo DUO BRAR (2008); a estreia mundial e primeira gravação em CD da Symphony of Good do compositor brasileiro Jean Goldenbaum, realizada em São Paulo (2010); e seu primeiro CD solista, Ricercare (2015) no qual interpreta cinco séculos da história da música com sete instrumentos diferentes.
Atualmente é diretor artístico e violinista da “Orquestra de Cordas da Ilha” (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil) com a qual apresenta programas dedicados principalmente ao resgate de compositores pouco conhecidos da história da música desde o período barroco até os dias de hoje, tendo sido responsáveis por numerosas estreias e primeiras audições no Brasil. No âmbito da música de câmara conforma o Duo Cor dos Ventos com o flautista Cristian Faig; ademais do repertório tradicional para a combinação utilizam instrumentos históricos para a interpretação de música antiga.
Também ativo como compositor, conta com várias obras estreadas na Argentina, Brasil, Uruguai e nos Estados Unidos, além da realização de concertos integralmente dedicados a suas obras de música de câmara. Desde 2014 tornaram-se cada vez mais frequentes as apresentações de suas composições e arranjos por diversos solistas, conjuntos de câmara, corais e orquestras. Em 2016, sua Sonata para flauta sola Opus 13, foi lançada em CD pelo flautista Cristian Faig, e seu Noctuno Opus 7 para orquestra de cordas recebeu sua estreia no Brasil sob a regência do maestro Jaime Zenamon, em Curitiba. Em 2017, Dalmacio regeu seu próprio Noturno Opus 6 para orquestra de cordas. Também nesse ano apresentou um concerto com sua obra integral para violão, que totaliza mais de uma hora de música.
Marcos Pablo Dalmacio é natural da Argentina e está radicado no Brasil desde 2005. Em 2013 obteve seu diploma de Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de musicologia com a dissertação “A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert”. Possui os títulos de Professor de Violão pelo Conservatório Isaías Orbe de Tandil e de Professor Superior de Violão pelo Conservatório Luis Gianneo de Mar del Plata, ambos da província de Buenos Aires, Argentina. Foi contemplado com diversas bolsas de estudos: Santa María de la Armonía (Mar del Plata) para realizar os cursos de verão em violão, violino e fenomenologia da música; Fundación Antorchas (Buenos Aires) para aperfeiçoamento em música antiga com Miguel de Olaso; a bolsa CAPES (Brasil) durante a pós-graduação, e uma bolsa da Universidad de Santiago de Compostela (Espanha, 2013) para participar como violonista nos cursos internacionais de música.

*Texto do currículo fornecido por Marcos Pablo Dalmacio