Menu principal
 

IFC cria comitê de gestão de crise para tratar do coronavírus Covid-19

sexta-feira, 13 de março de 2020

Imagem-notícia-coronaO Instituto Federal Catarinense (IFC) instituiu na quinta-feira (12) um comitê de gestão de crises para tratar de assuntos referentes à chegada do novo coronavírus (Covid-19) ao Brasil. O grupo, instituído pela portaria nº655/2020, será responsável por monitorar o progresso da pandemia, desenvolver eventuais estratégias e encaminhamentos a respeito do problema e atualizar toda a comunidade acadêmica sobre a implementação de tais medidas.
Neste primeiro momento, ficou decidido que as aulas e demais atividades acadêmicas não serão suspensas – uma vez que, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, há apenas dois casos confirmados em Santa Catarina. Qualquer alteração neste quadro será comunicada imediatamente a todas as unidades do IFC.
O trabalho do comitê busca alinhamento com as demais instituições públicas de Ensino – incluindo os grupos formados pelo IFSC e pela UFSC – e acompanha o direcionamento do Ministério da Saúde sobre o assunto. Serão seguidas ainda as orientações divulgadas pela Setec/MEC e pelo Conif.
O órgão conta, inicialmente, com representantes da Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho – Siass, do Gabinete da Reitoria, das Pró-Reitorias de Ensino, de Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, da Diretoria de Gestão de Pessoas e da Coordenação-Geral de Comunicação. Serão convidados ainda representantes das Pró-Reitorias de Administração e de Extensão.
Alerta global – O alastramento do Covid-19 pelo mundo foi classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na última quarta-feira; isso significa que a doença afeta um grande número de pessoas em todo o mundo, e que todas as nações devem criar medidas para conter a disseminação e tratar dos pacientes. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam 52 casos confirmados no Brasil.
Confira as dicas para prevenção do coronavírus:
Card-Corona-Vírus (1)

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Poliana Souza