IFC mescla atletas para competir nos JIFSul 2016

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

HyalleA participação de atividades esportivas, como as proporcionadas pelos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul 2016), permitem aos estudantes interagirem com colegas de outras localidades e trocar experiência. Mas, para muitos dele, é a chance de voltar a praticar um esporte que ama.
A estudante de Química do Campus Araquari, Hyalle Mirella, joga futsal desde pequena e compete pela cidade de Joinville. Nos Jogos Internos do IFC (JIFC), a sua equipe não teve sucesso, e as meninas ficaram de fora dos JIFSul. Porém, a sua habilidade com a bola fez com que a equipe técnica do Campus Videira a convidasse para compor o time de futsal.
“Jogo futsal há seis anos e, quando fui convidada, senti todo o meu esforço e trabalho reconhecidos. Está sendo muito gratificante a oportunidade de jogar nos JIFSul representando o IFC”, diz Hyalle.
Segundo o professor Jonathan Dias, de Educação Física, e o estagiário Guilherme Bez, da mesma área, que coordenam a equipe de voleibol do Campus Araquari, os JIFSul permitem que o Instituto faça uma seleção interna dos melhores atletas de cada modalidade.
“Foi o que fizemos com o time de voleibol masculino. Temos dois estudantes de outro campus do IFC que vieram somar à equipe”, explica Jonathan. Guilherme ressalta que essa atitude tende a aumentar nas próximas edições. “Agora percebemos que essa é a natureza dos JIFSul e, por isso, vamos prestar mais atenção aos talentos que temos no IFC durante os Jogos Internos. Assim, conseguiremos chegar com uma equipe mais competitiva”.
Além desses fatores, mesclar atletas dos campi do IFC faz com que comecemos a consolidar uma identidade de unidade. “Nos JIFSul, temos estudantes de várias unidades do IFC torcendo para o IFC. Aqui somos a equipe IFC”.
Para Gustavo Fernandes, atleta de Videira que veio jogar voleibol junto com Araquari, essa é uma oportunidade de aproximação. “Fico muito feliz em estar aqui representando o IFC. Tive o meu talento reconhecimento, e estamos em condições de disputar uma vaga para os jogos nacionais”, diz ele.
MAIS
São 801 participantes presentes nos JISul 2016 vindos de 6 institutos da região sul, são eles: Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).
As competições estão ocorrendo de 29 a 31 de agosto no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau (SC).
Mais informações em http://jifsul2016.ifsc.edu.br/.
Texto e fotos: Cecom/Reitoria