Menu principal
 

1ª FESC

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Aconteceu na terça-feira, dia 10/05, das 9hs às 19hs, a 1ª Feira de Economia Solidária de Camboriú (FESC), no Campus do IFC. Participaram 13 expositores, com produtos de mais de 25 empreendimentos solidários. A FESC contou com o apoio da Fundação Cultural, das Secretarias de Assistência Social e Agricultura do município, e do Fórum Litorâneo de Economia Solidária.

As feiras de economia solidária são realizadas com o intuito de divulgar produtos e serviços, promover aproximação dos consumidores com os produtores, possibilitar articulação de redes dos trabalhadores associados, promover trocas de saberes e outros processos de formação e qualificação, bem como difundir o consumo consciente e sensibilizar a sociedade sobre esse outro modelo de economia. O espaço das feiras possibilita encontros que cooperam para um amplo fluxo de informações e de oportunidades às trabalhadoras e trabalhadores associados.

Compreender a importância dos eventos de Economia Solidária como espaços de formação, de troca de saberes, de comercialização, de fortalecimento sócio econômico, articulação de redes de produção e consumo e de difusão do conceito de Economia Solidária, leva-nos a perceber aspectos importantes para a consolidação dessa outra economia, uma vez que atinge membros dos empreendimentos econômicos solidários – EES, que já atuam sob a lógica da solidariedade e da cooperação, bem como o público visitante que, apesar da lógica do individualismo e da competição arraigada na sua constituição cultural, podem acessar durante o evento, outras práticas que possibilitam a construção de relações mais justas e solidárias.

SILVA, A.L.F, A metodologia de construção das feiras de economia solidária e seu impacto sobre os ganhos. REVISTA MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO, São Paulo, v.2.2, 2017, p.313-338