Menu principal
 

Inscrições abertas para o curso de treinador e instrutor de cães-guia do IFC – Campus Camboriú

terça-feira, 25 de setembro de 2018

As inscrições para o curso gratuito de treinador e instrutor de cães-guia – especialização lato sensu oferecida pelo IFC no Campus Camboriú – estão abertas até o dia 22 de outubro. O procedimento é feito pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

 

Qualquer pessoa que tenha formação em nível superior, em qualquer área do conhecimento, pode participar. As inscrições são gratuitas.

O curso tem como objetivo formar profissionais para atuar como especialistas em treinamento de Cães-guia e como instrutores de duplas, envolvendo a pessoa com deficiência visual e o cão-guia. As aulas são ministradas no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia (CFTICG).

O Edital do processo seletivo, disponível aqui, traz todas as informações referentes à seleção – como a documentação necessária para se inscrever, o cronograma de atividades e os critérios de seleção, entre outras. Por isso, a leitura do documento por parte dos candidatos é muito importante.

 

Pioneirismo – O Projeto Cães-Guia nasceu em 2008, como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Camboriú. O objetivo é aumentar não só o número de cães-guia disponíveis no país, mas também o efetivo de profissionais capacitados para treiná-los. Em 2011, o projeto passou a integrar o plano nacional de ações para pessoas com deficiência do Governo Federal, o  “Viver sem Limite”.

 

O Centro de Treinamento do IFC foi o primeiro do Brasil a oferecer o curso de treinador e instrutor de cães-guia e serve como modelo para os outros cinco centros que estão sendo implantados em outros Institutos Federais do país.

 
Saiba mais sobre o projeto e sobre o CFTICG na página do curso no site do Campus Camboriú.
 

Texto : Cecom IFC/Thomás Müller
Imagem: Cecom IFC