Menu principal
 

*Atualizado em: 24 de agosto de 2022, às 17h49.

Sobre o curso

O IFC Camboriú obteve aprovação do projeto “Pograma Jovem Empreendedor IFC: desenvolvendo o empreendedorismo universitário inovador”, no Edital IFC Reitoria 87/2021 e no Edital FAPESC 39/2021, visando a implantação de um programa de ensino para fomento do empreendedorismo universitário junto a estudantes de graduação, pós-graduação e egressos (formados a partir de setembro de 2020). Assim, o programa formará empreendimentos e empreendedores e, para isso, contará com o apoio dos ambientes de inovação, IFCria e IFMaker.

O curso “Jovem Empreendedor IFC – Formação Inicial” prevê uma trilha de formação empreendedora em 4 (quatro) módulos, que inicia pela prospecção de ideias inovadoras junto ao público-alvo, ao mesmo tempo que introduz o empreendedorismo a grupos minoritários (mulheres e comunidades ligadas à diversidade). Na sequência, propõe a formalização das propostas de ideias inovadoras (para produtos, serviços, processos ou empreendimentos) desenvolvidas na primeira etapa, por meio de um Plano de Negócio (PN) inicial.

Esse PN permite aos discentes materializar suas propostas e fornece subsídios para que as mesmas busquem apoio para seu desenvolvimento, seja através da participação em processos seletivos de incubadoras, como também, pela apresentação a agentes de fomento/financiamento.
A continuidade do curso se dá por 2 (dois) módulos que visam o amadurecimento do PN, bem como, da formação empreendedora dos discentes, ao mesmo tempo que eles recebem mentoria para que suas propostas saiam do papel e possam efetivamente serem transformadas em um negócio (empresa) ou possibilitem a transferência de tecnologia para a indústria, com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFC.

Objetivo geral

Desenvolver a cultura empreendedora na comunidade acadêmica, por meio de um Programa de Ensino de Empreendedorismo Universitário, suportado por uma infraestrutura associada aos ambientes de inovação do IFC Camboriú e realizado por meio de ensino, mentoria, consultoria e outras estratégias, que venham a contribuir para existência de um ambiente favorável para a criação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores e produção de conhecimento, baseado em tecnologia. O projeto visa oferecer uma jornada empreendedora, em etapas, que variam de iniciante a avançado, compondo o programa de ensino-aprendizagem voltado à inovação e ao empreendedorismo para os estudantes universitários (graduação e pós-graduação) e recém graduados (egressos). Ou seja, a criação e desenvolvimento do Programa Jovem Empreendedor IFC, permite criar uma cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade acadêmica.

Objetivo específico

  • Apoiar a estruturação de empreendimentos inovadores, startups e spinoffs em suas etapas iniciais de desenvolvimento;
  • Apoiar projetos inovadores, incluindo negócios de cunho socioambiental, que tenham impacto direto na formação prática e empreendedora dos estudantes de graduação, pós-graduação e egressos, envolvendo conhecimentos relacionados à prática profissional;
  • Conectar estudantes de graduação, pós-graduação e egressos com empreendedores, equipes de startups já em estágio operacional, especialistas de mercado, pesquisadores, investidores, agentes do poder público, órgãos de fomento e responsáveis por políticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) regionais e nacionais;
  • Contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental por meio da educação empreendedora e do estímulo ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores e sustentáveis na região atendida pelo IFC Camboriú.
  • Diversificar a formação profissional dos estudantes de graduação, pós-graduação e egressos a partir da realização de atividades com ênfase na educação empreendedora, de forma que o estudante desenvolva habilidades para criar produtos, serviços, processos ou empreendimentos inovadores e para elaboração de planos de negócio;
  • Incentivar e orientar estudantes de graduação, pós-graduação e egressos para a elaboração e gestão de projetos em PD&I, na recepção de investimentos de risco, na participação em programas/editais de subvenção econômica, no ingresso em programas e ambientes de aceleração/incubação de empreendimentos inovadores, na criação de startups e negócios de impacto em Santa Catarina, no Brasil e no exterior;
  • Promover o desenvolvimento dos ambientes de inovação do IFC Camboriú (Incubadora IFCria e Laboratório IFMaker) com foco em resultados como: i) Desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores; ii) Transferência Tecnológica; iii) Propriedade Intelectual; iv) Criação de startups; entre outros.

Atuação do profissional

O profissional egresso do curso Jovem Empreendedor IFC – Formação Inicial obterá conhecimentos e oportunidades que lhe permitirão:

  • Identificar ideias inovadoras, que têm potencial para se tornarem novos produtos, serviços, processos ou empreendimentos;
  • Desenvolver um Plano de Negócios inicial, que permita apresentar seu produto, serviço, processo ou empreendimento para entidades promotoras de fomento e possibilite sua participação em processos de seleção de incubadoras de empresas;
  • Conhecer de forma mais aprofundada os desafios para transformar sua ideia em um negócio viável e rentável;
  • Aprimorar o Plano de Negócios inicial;
  • Criar uma rede de network por meio da mentoria por profissionais de mercado e a participação em eventos de negócios promovidos pelo curso.

Oferta do curso

O CPQ Jovem Empreendedor IFC – Formação inicial está previsto para ser ofertado no período Vespertino. Eventualmente, caso houver demanda e disponibilidade de professores, podem ser ofertadas turmas nos períodos matutino e noturno.

A oferta do curso é gratuita e a seleção será por meio de Edital (disponível em camboriu.ifc.edu.br ), que especificará o processo de seleção e matrícula no curso.

Carga horária: 240 horas (120h presencial; 120h atividades práticas)
Vagas: 45

Requisitos para o ingresso

Para participar do curso Jovem Empreendedor IFC – Formação Inicial, o candidato deve estar matriculado em curso de graduação ou pós-graduação no IFC Camboriú, ou ser egresso do IFC Camboriú, tendo se formado após 21 de setembro de 2020, conforme regras do Edital FAPESC 39/2021.

Confira aqui o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Coordenadora: Sônia Regina Lamego Lino (Administradora. Mestre em Administração. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Pós doutora em Administração Universitária)

Contato
Telefone: (47) 2104-0800
E-mail: sonia.lino@ifc.edu.br