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  • Monitor de inclusão

    O curso de qualificação profissional para “Monitores de Inclusão” é uma formação que tem caráter experimental, tendo em vista que não consta no Catálogo Nacional de Cursos de Formação Inicial e Continuada, na Classificação Brasileira de Educação ou mesmo em documentos a fins. Sua criação foi inspirada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), que assegurou que crianças e jovens com deficiência frequentem escolas comuns e tenham respeitadas suas condições específicas, podendo contar com a presença de profissionais de apoio à sua escolarização.
    As disciplinas do curso de qualificação profissional para Monitores de Inclusão abordam temas como: Tecnologia Assistiva, Deficiências, Necessidades nutricionais, Higiene e conforto e Postura e locomoção.

    Área de atuação do profissional
    O Monitor de Inclusão poderá atuar em centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental trabalhando junto aos estudantes com deficiência que necessitem de apoio em questões relacionadas à alimentação, higiene e locomoção, contribuindo para o desenvolvimento físico, psicológico e psicomotor de crianças e adolescentes com deficiência.

    Oferta do curso
    Por meio de edital, a ser divulgado no site http://camboriu.ifc.edu.br

    Carga horária do curso: 80 horas
    Vagas: 40 vagas

    Requisitos para ingresso:
    Ensino médio completo, com habilitação específica em Magistério;
    Exercer a função de Monitor de Inclusão ou atuar em serviços de apoio à educação especial.

    Corpo docente
    Afonso da Luz Loss (professor de Libras)
    Alessandra Domingues Malheiro (professora de Enfermagem)
    Bruno Maia de Guimarães (professor de Fisioterapia)
    Isadora Balsini Lucio (professora de Nutrição)
    Magali Dias de Souza (professora de Educação Especial)
    Paulo Fernando Kuss (professor de Informática)
    OdimarLorenset (professor de Pedagogia, colaborador externo)