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Atribuições do NEPI nas unidades do IFC

Atualizado em: 25 de maio de 2022, às 16h23.

I – Desenvolver ações de implementação de políticas públicas de inclusão das pessoas idosas, conforme as demandas existentes na região de abrangência;

II – Contribuir para as políticas públicas de inclusão das pessoas idosas nas esferas municipal, estadual e federal;

III – Articular e promover ações referentes à questão da equidade e da proteção dos direitos das pessoas idosas, através de atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão;

IV – Sensibilizar a comunidade do campus, por meio de espaços de debates, vivências e reflexões sobre a temática, promovendo a quebra das barreiras atitudinais, educacionais e arquitetônicas;

V – Construir vínculos e manter diálogo permanente com fóruns, organizações, associações, representações da sociedade civil e movimentos sociais comprometidos com a temática de equidade e inclusão das pessoas idosas;

VI – Assessorar e prestar consultoria às instâncias e setores do IFC em situações ou casos que envolvam essas temáticas;

VII – Promover ações em parceria com os núcleos inclusivos relacionados à promoção da inclusão das pessoas idosas, diversidade e o respeito aos direitos humanos;

VIII – Propor programas de formação continuada para a comunidade da região de abrangência e ações de capacitação para servidores sobre a inclusão das pessoas idosas;

IX – Incentivar a relação instituição/comunidade, no que diz respeito às pessoas idosas;

X – Disponibilizar, estimular a produção e demandar a aquisição de materiais diversos sobre a inclusão de pessoas idosas, que respeitem, valorizem e promovam a diversidade cultural;

XI – Indicar obras para o acervo das bibliotecas sobre a temática;

XII – Contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas reflexivas, participativas e interdisciplinares, que possibilitem ao educador e ao educando o entendimento da necessidade de inclusão de pessoas idosas;

XIII – Fazer intercâmbio com os demais campi e escolas da rede pública e privada e outras instituições com o intuito de realização de atividades voltadas para a inclusão de pessoas idosas;

XIV – Propor políticas de acesso e permanência, de modo a atender, aconselhar e acompanhar pessoas idosas que se encontrem em vulnerabilidade social, cultural e/ou educacional;

XV – Participar dos processos de construção dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) do IFC, a fim de garantir que a temática da inclusão de pessoas idosas seja contemplada nos cursos ofertados no IFC;

XVI – Propor a articulação e convivência das pessoas idosas com os estudantes do ensino médio, a fim de trocar experiências nas diferentes fases da vida.