Menu principal
 

IFC Camboriú promove debate on-line sobre pandemia e o meio ambiente

quinta-feira, 4 de junho de 2020

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, o Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do IFC – Campus Camboriú promove o debate em torno da temática “A pandemia e o meio ambiente”. A escolha do tema, de acordo com o coordenador do NGA, Joeci Ricardo Godói, é uma forma de lembrar as pessoas de que o meio ambiente compreende diversos assuntos além de água, resíduos sólidos, florestas etc. “Ele também envolve as atividades urbanas do ser humano”, destacou. De acordo com Joeci, o objetivo do evento é levar ao público os diversos fatores ambientes que se relacionam com o momento de pandemia e isolamento social.

Programação

O evento inicia às 13h30, com as palestras sobre “Relações entre a poluição do ar e a pandemia”, com Leonardo Hoinaski, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e “Mobilidade urbana e pandemia: desafios e perspectivas”, com Roberta Raquel (IFC Camboriú) e André Soares (União de Ciclistas do Brasil).

No final do dia, às 18h, a programação o encerramento com as palestras: “Pandemia e infodemia: o papel da ciência no enfrentamento da Covid-19”, com a docente do IFC Camboriú, Letícia Lenzi, e a “Atuação da Defesa Civil frente a Covid e aspectos ambientais”, com Cleonice Beppler, também professora do campus.

Todo o evento será realizado ao vivo no Youtube do IFC: https://www.youtube.com/user/IFCatarinense

Conheça os palestrantes:

André Geraldo Soares

Foto Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Camboriú (1986), Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Especialista em Educação e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atuação como Professor (educação infantil ao ensino médio), tutor de ensino superior à distância, educador social, educador popular, pesquisador em várias áreas e consultor de organizações da sociedade civil. Experiência em filosofia, sociologia, educação, mobilidade urbana, ecologia, movimentos sociais, políticas públicas, planejamento urbano, orientação agrícola e pesca e aquicultura.

Cleonice Maria Beppler

Foto Possui graduação em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professora especialista da Universidade do Contestado, bombeira comunitária – 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Itajaí ? SC e professor titular do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em DEFESA CIVIL, atuando principalmente nos seguintes temas: reflorestamento, pragas pinus, doenças pinus, fortalecimento e cooperação.

Leonardo Hoinaski

Foto Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestre e doutor em engenharia ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de ciências atmosféricas e análise de dados. Fez mestrado utilizando técnicas estatísticas para identificar fontes de emissão de poluentes atmosféricos. O doutorado teve como temática o desenvolvimento de parametrização de coeficientes de dispersão lateral em modelos de qualidade do ar. Atua principalmente nos seguintes temas: modelagem de dispersão de poluentes, modelagem meteorológica, monitoramento da qualidade do ar, modelagem estatística, análise de dados. Atualmente é Professor adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e supervisor do Laboratório de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr).

Roberta Raquel

Foto Professora de Geografia do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2006). Mestrado no curso de Pós graduação em Geografia pela UFSC. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de geografia feminista, geografia urbana, planejamento urbano, mobilidade urbana.

Letícia Lenzi

Foto Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC/2019); Mestre em Filosofia (UFSC/2013); Especialista em Acupuntura (CIEPH/2010) e Graduada em Filosofia (UFSC/2009) e Naturologia Aplicada (UNISUL/2008). É professora efetiva da disciplina de Filosofia no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Tem experiência na área de ensino de Filosofia para o ensino médio, e pesquisa temas ligados a área “Trabalho e Educação” e a política do Ensino Médio Integrado.