IFC abre inscrições para candidatos a usuários de cães-guia

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até 09/12, para o processo de seleção de candidatos a usuários de cães-guia. O processo seleciona futuras pessoas com deficiência visual para participar da formação de duplas com cães treinados no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia (CFTICG), localizado no campus Camboriú.

Para participar da seleção, o interessado deve estar inscrito no Cadastro nacional de candidatos à utilização de cães-guia e/ou no Cadastro regional Sul. A chamada dos candidatos será realizada de acordo com a capacidade operacional e logística do Centro de Formação, contemplando as cidades que estão dentro de um raio de 100km de Camboriú, Santa Catarina (SC). De acordo com a coordenadora do Centro, Sany Regina Sardá Justi, a delimitação regional é justificada pelas condições estruturais e dinâmicas pedagógicas do CFTICG. “Precisamos realizar visitas domiciliares para seleção de candidatos, além da adaptação na cidade e de todo o acompanhamento, após a formação das duplas”, destacou Sany.

Além de estar inscrito no Cadastro nacional e/ou no regional, o candidato deve realizar a inscrição no edital do IFC Camboriú, preenchendo todos os arquivos que constam como anexos do documento. Os arquivos devem ser encaminhados por meio do link: https://bit.ly/envioDOC . O processo seletivo será realizado em três etapas, todas de caráter eliminatório: documentação, entrevista e formação de duplas.

Na primeira etapa (documental), os critérios para seleção dos candidatos são os seguintes:
1) Identificação do candidato: preencher todos os anexos do edital;
2) Ser morador da área de abrangência compreendida em um raio de até 100km do município de Camboriú/SC. Ter residência comprovada na cidade há, pelo menos, um ano;
3) Idade: mínimo de dezoito anos ou dezesseis anos de idade, se emancipado e com capacidade para exercer os atos da vida civi;
4) Manutenção do cão-guia: o candidato deve ter condições para arcar com os custos de manutenção do cão (alimentação, sanitárias, bem-estar e segurança);
5) Atestado de saúde e aptidão física emitido por profissional capacitado e com validade máxima de seis meses;
6) Laudo médico atestando a deficiência visual (cegueira ou baixa visão);
7) Orientação e mobilidade: o candidato deve comprovar a capacidade de se deslocar de forma independente, eficiente e segura entre seus destinos, sem o auxílio de um guia vidente. Para comprovar, o candidato deve encaminhar, junto com a documentação, um vídeo demonstrando que consegue se deslocar com autonomia e independência, pelos espaços urbanos já conhecidos por ele (a filmagem deverá ter entre cinco e dez minutos de duração). Não há necessidade de apresentação de certificados de cursos de orientação e mobilidade.

Se aprovado na primeira etapa, o candidato será notificado pela equipe do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e passará por uma entrevista com a Comissão Técnica Interdisciplinar de servidores do IFC. Caso seja aprovado, a pessoa com deficiência visual passa para a última etapa, que é o curso de formação de dupla, no qual receberá o treinamento profissional acompanhado pelos alunos e professores do curso de pós-graduação em Treinadores e Instrutores de Cães-guia.

Confira aqui o edital do processo.

#Pratodosverem (legenda da foto utilizada no texto): mestiço de Labrador com Golden Retriever Preto, deitado na grama, com equipamento de guia (arreio). Ele está de boca aberta, sorrindo. Ao fundo o Centro de Treinamento de Cães-Guia do IFC Camboriú.

Legenda e crédito da imagem: alunos do Centro