Menu principal
 

IFC entrega gratuitamente o quarto cão-guia do ano

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Samir Guilherme Zieger Merode perdeu a visão a partir dos 15 anos. Seu quadro, retinose pigmentar, é uma doença ocular grave e rara, que causa uma perda da visão gradativa, com a degeneração das células da retina.

A partir de amanhã, 17/06, às 15h, o Ipê devolverá a liberdade de locomoção ao Samir. Ipê, o cão-guia mestiço das raças Labrador e Golden Retriever, será o novo “cãopanheiro” e olhos do auditor público externo. O evento será realizado no auditório do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, do IFC Camboriú. Esta é a quarta entrega realizada neste ano e a trigésima quarta do Instituto Federal Catarinense.

A cerimônia será transmitida, ao vivo, pelo Instagram do IFC Camboriú (@ifc.oficial.camboriu ). Após o evento, a dupla segue para a cidade de Samir, a capital gaúcha Porto Alegre. Acompanhado dos treinadores e instrutores do Centro, Ipê aprenderá a guiar o novo dono nos principais trajetos da rotina de Samir.

*Por conta da Covid-19, a entrega será restrita aos servidores e familiares de Samir.

pracegover: homem branco, de cabelos castanhos e com barba. Está com o uniforme do IFC, agachado, olhando para frente. Na frente dele está o cão-guia Ipê, de pelagem preta. Ipê é mestiço de labrador e golden, está de lado e com a cabeça voltada para frente. Usa arreio. Ao fundo há uma parede branca.

Conheça o Programa Cão-guia

Em 2010, o Projeto Cães-guia nasce como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), recebendo o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDH), sendo posteriormente incorporado como uma das ações do Plano Nacional para as pessoas com deficiência, o “Viver sem Limite”, lançado em 2011 pelo Governo Federal.

Atualmente o centro está em processo de ampliação, para além de formação de treinadores e instrutores de cães-guia, iniciarão outras formações de profissionais ligadas à inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Conheça mais: http://www.camboriu.ifc.edu.br/caes-guia