IFC Camboriú recebe a certificação do Selo Social

segunda-feira, 21 de março de 2022

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú recebeu a certificação do Selo Social, como instituição comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), meta mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. De acordo com a coordenadora de extensão, estágios e egressos do campus, Michela Cancillier, o IFC Camboriú possui seis projetos cadastrados, que geraram impacto nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da educação. “Também beneficiamos mais de 30 mil pessoas de forma indireta, nas cidades de Camboriú e Balneário Camboriú”, destacou a coordenadora. Confira os projetos do IFC Camboriú, declarados na plataforma do Selo Social:

• Curso básico de Língua Portuguesa para haitianos e demais Imigrantes
  • Concurso Literário Vozes do IFC Camboriú
  • Mãos Limpas: higienização através de ações educativas
  • Programa de Proteção e Defesa Civil nas Escolas
  • Projeto Ecosol: desenvolvendo a economia solidária no município de Camboriú
  • Fórum Nacional dos coordenadores de Núcleos de acessibilidade da Rede Profissional Tecnológica

Ao todo, 46 organizações receberam o reconhecimento como concluintes do processo de certificação do Selo Social. Nas duas cidades foram colocados em prática 106 projetos, resultando em 377 impactos sociais e atingindo uma média de 117.630 atendimentos.

O Selo Social foi eleito, em 2021, uma das 10 soluções mais inovadoras para implementação dos ODS no Brasil. Segundo o presidente do Selo Social, Fernando Assanti, a união de forças entre o poder público, empresas privadas e entidades do terceiro setor mudaram a realidade da região, por meio da parceria entre as duas cidades. “O Selo Social atua há anos em Balneário e Camboriú. Em ambos os municípios a agenda 2030 já é uma realidade. A cada ano é perceptível o quanto as cidades avançaram, inovando em ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região em diversos segmentos”, destaca Fernando.

Para que o projeto fosse viável, o programa foi realizado com apoio do Instituto Federal Catarinense – IFC Camboriú, Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Camboriú, , Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – Acibalc, além do patrocínio da Embraed, Credifoz, Conjel, UniAvan, Alcon, EQI Investimentos e Águas de Camboriú.

Sobre o Selo Social

O programa, articulado nacionalmente pelo Instituto Selo Social, atua na qualificação e mensuração dos resultados de ações, por meio do monitoramento e reconhecimento dos impactos sociais. É uma certificação concedida a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demostrem Compromisso Social. O programa já foi implantado, com sucesso, em cidades dos estados de São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina e neste ano inicia a atuação no Paraná. Sua obtenção tem impactado positivamente sobre a credibilidade das organizações, transformando-se em um importante diferencial.

Imagens: Michela Cancillier