Menu principal
 

*Atualizado em: 11 de maio de 2020, às 11h30

Programa de Formação Continuada para Professores e Trabalhadores da Educação, composto por cursos de pós-graduação Lato Sensu e extensão

Objetivo: Oferecer à comunidade um Programa de Formação Continuada para Professores e Trabalhadores da Educação, com vistas à formação especializada em diversos eixos/linhas (Gestão em Educação, Educação da Pequena Infância, Formação pedagógica para Educação Profissional, Processos Educativos e Inclusão, Educação, Sustentabilidade Social e Ambiental, Educação e Tecnologias, Alfabetização e Letramento, Educação Trabalho Docente no Ensino Superior).

Local de oferta: Campus Camboriú
Duração: 2 anos

Confira mais informações sobre cada um dos eixos/linhas de pesquisa:
Gestão em Educação
Contribuir para a formação de profissionais da educação comprometidos com a construção de uma educação como um direito universal. Visa também a implantação de uma escola de qualidade social e de uma sociedade menos injusta possível.
Carga horária: 360h

Educação da Pequena Infância
Contribuir para a formação dos professores, monitores ou auxiliares de sala e gestores da Educação Infantil das redes públicas e privadas dos municípios que integram a Micro região da AMFRI, tendo em vista a articulação dos fundamentos da Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Antropologia e Educação, num esforço de indissociabilidade da teoria e da prática no cotidiano das creches e pré-escolas.
Carga horária: 390h

Processos Educativos e Inclusão
Formar profissionais para desenvolver e implementar projetos de processos educacionais inclusivos nos diferentes espaços sociais inclusivos.
Carga horária: 360h

Educação, Sustentabilidade Social e Ambiental
Conhecer fundamentos metodológicos e as práticas acerca da educação em interface com o meio ambiente e a sustentabilidade, para construir processos educativos pautados pelos princípios do pensamento crítico em busca do equilíbrio entre as ações dos indivíduos e o meio ambiente.
Carga horária: 390h

Educação e Tecnologias
Contextualizar os fundamentos da formação continuada nas modalidades presencial e a distância.
Carga horária: 390h

Alfabetização e Letramentos
Formar especialistas em Alfabetização com vistas ao domínio das práticas sociais de leitura e escrita, especialmente no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como base as diferentes concepções e metodologias de ensino e avaliação para a realidade das escolas/salas heterogêneas e o contexto social da comunidade em que atua/atuará como docente.
Carga horária: 450h

Confira aqui o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Confira aqui a Matriz curricular do Programa de Pós-graduação em Educação lato sensu.
Forma de ingresso: acompanhe no site do IFC Camboriú em:  Edital > Ingresso Discente

Coordenação:
Filomena Rodrigues da Silva
E-mail: filomena.silva@ifc.edu.br
Debora de Fatima Einhardt Jara
E-mail: debora.jara@ifc.edu.br