Presidente de entidade afirma compromisso com difusão do cão-guia em SC

segunda-feira, 28 de março de 2016

FECECNo dia 23/03, o presidente da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR) e da Federação Catarinense de Entidades de e para Cegos (FECEC), Jairton Fabeni, visitou o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e palestrou para os alunos e servidores do campus.
Cego, Fabeni contou que perdeu a visão por conta de uma retinose pigmentar e utiliza a bengala há 20 anos. Mesmo diante da dificuldade, o presidente está à frente das entidades e destacou o trabalho realizado pela ADVIR, que atende 556 associados de Itajaí e região, incluindo 25 crianças e 30 adolescentes. “Gostaria de salientar também o nosso compromisso em contribuir com a difusão do uso do cão-guia em Santa Catarina”, destacou Fabeni.
Na oportunidade, o usuário de cão-guia e membro da diretoria da ADVIR, Bruno Oliveira, disse que a mobilidade que possui hoje vai muito além da superação dos obstáculos. “É uma emoção muito grande ter o meu cão-guia, o Jhony. Lembro exatamente da hora e do dia em que o recebi aqui no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú: 16 de novembro de 2014, às 14h15”, finalizou. Bruno também é atleta e já recebeu uma menção honrosa, ao lado de Jhony, entregue pelo ex-tenista Gustavo Kuerten (Guga).

Crédito da foto: Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia. Descrição: à esquerda, o professor do IFC Camboriú, Carlos Rebello, ao centro Bruno com o cão-guia Jhony e à direita Fabeni, presidente da FECEC.