Professor apresenta trabalho na Escola Regional de Banco de Dados (ERBD)

segunda-feira, 3 de abril de 2017

erbdDe 03 a 05/04, o professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, Angelo Augusto Frozza, participa da XIII Escola Regional de Banco de Dados, realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo (RS).
Durante o evento, o docente apresenta o trabalho “Um survey sobre extração de esquemas em documentos JavaScript Object Notation (JSON)”, que tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico sobre extração de esquemas de documentos em formato JSON. O trabalho integra os estudos do professor no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
De acordo com Angelo, o “JSON é um formato de representação e intercâmbio de dados complexos e heterogêneos, que vem crescendo em popularidade. Nesse sentido, iniciativas no sentido de integrar ou consultar grandes volumes de dados neste formato se deparam com a problemática de definir um esquema unificado para um conjunto de documentos JSON de interesse”.
Sobre o evento
A ERBD (Escola Regional de Banco de Dados) é um evento anual, sem fins lucrativos, promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e organizado por uma ou mais instituições de ensino superior da região sul do Brasil. O objetivo é integrar os participantes, oportunizando a divulgação e discussão de trabalhos em um fórum regional sobre bancos de dados e áreas afins.
O tema da ERBD 2017 será “Sistemas de Recomendação”, devido a sua multidisciplinaridade e relevância atual, em um contexto de enorme sobrecarga de informações quando um usuário realiza buscas na web ou pesquisas por determinado produto em sites de comércio eletrônico.
Vale ressaltar que, o IFC já organizou duas edições da Escola Regional de Banco de Dados (ERBD): em 2013, no campus Camboriú e, em 2014, em São Francisco do Sul, pelos campi Araquari e São Franscico do Sul. Mais informações sobre a ERBD, confira em: http://www.upf.br/erbd2017