Professor do IFC Camboriú palestra em Guiné Bissau

segunda-feira, 29 de abril de 2019

image (1)“Quero realmente fazer a diferença na vida do povo de Guiné Bissau”, disse o professor Marcelo da Silva. Com embarque marcado para o continente Africano, no dia 02/05, o docente do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú cumpre um cronograma de palestras na Universidade Lusófona da Guiné e nas escolas de comunidades mais afastadas e carentes.  O retorno está previsto para 12/05.
Marcelo conta que o convite para palestrar em Guiné Bissau surgiu de um ex-aluno do ensino médio. “Ele foi para o país para realizar uma ação humanitária e comentou sobre meus projetos sociais voltados para a educação na Universidade Lusófona. Na conversa, mostrou alguns dos meus vídeos e surgiu o convite para ministrar cursos, palestras e aulas para os alunos”, afirmou o docente.
A ansiedade de conhecer um país com tantas dificuldades e conflitos é grande, mas a vontade de fazer a diferença na vida do povo de lá é maior, destacou. “Guiné Bissau é um país de colônia Portuguesa, que conquistou sua independência em 1973. Passou por alguns conflitos, gerando muitas mortes e destruição. Para termos uma ideia, nunca um presidente terminou o seu mandato. Todos esses conflitos tornaram Guiné Bissau um dos países mais pobres do mundo, com baixa expectativa de vida, alto índice de pobreza e de analfabetismo. Hoje o país busca se reconstruir, porém as dificuldades econômicas e sociais tornam esta caminhada mais lenta e distante. Meu objetivo é mostrar a eles que podemos mudar nossa realidade através da educação”, ressaltou Marcelo.
Durante a viagem, o docente pretende retratar em vídeo o lado bom do país e do povo, as curiosidades e suas vivências lá, não somente os aspectos negativos típicos de um país que já passou por tantos conflitos. “Realmente é muito triste, espero crescer como ser humano com essa viagem e fazer a diferença na vida de um povo que sofreu pela colonização européia, que dividiu povos, explorou, matou e roubou suas riquezas. Se eles precisam de ajuda? Sim! É o que buscarei fazer, porém esta visão deve ser desconstruída”, explicou.
No Brasil, o professor já desenvolve algumas ações ligadas aos projetos de extensão, ministrando palestras em escolas públicas e aulões especiais para o exame do ENEM. “Após a viagem para Guiné, irei procurar todos os anos realizar ações desde tipo. Irei recrutar mais professores para que juntos possamos ir realmente onde mais precisam. Como no sertão nordestino, na região amazônica, entre outros locais”, finalizou.
Confira a paródia feita pelo professor Marcelo da Silva a respeito da história de Guiné Bissau:

Confira o cronograma da viagem:
06/05 – Palestra na Universidade Lusofona da Guiné – Tema – “Gestão da Sala de aula” para professores da Universidade e do curso de educação
06/05 – Palestra na Escola Aruna Embalô – Tema “A Música como ferramenta de ensino” – Professores da rede pública de Bissau –
06/05 – Aula Especial – Atualidades Geográficas – Alunos do ensino Liceu (equivalente ao ensino médio)
07/05 – Palestra no Centro Cultural Brasileiro – Tema “Gestão da Sala de Aula”  – Professores da rede pública de Bissau e região
07/05 –  Palestra na Cidade de Bula – Tema  “A música como ferramenta de ensino” – Professores
08/05 – Palestra na Universidade Lusofona da Guiné – “Como funciona a aprendizagem e como organizar os estudos” – Estudantes da Universidade Lusofona da Guiné
08/05 – Palestra na Escola Isaac Newton – “Como funciona a aprendizagem e como organizar os estudos” – Estudantes do ensino secundário (liceu)
10/05 – Palestra na Universidade Lusofona de Portugal – “Gestão da sala de Aula” – Lisboa

* Imagem: arquivo pessoal/Marcelo da Silva