Projeto Cães-guia participa do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

segunda-feira, 1 de junho de 2015

FelipeO III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) trouxe para o debate as ações de tecnologia assistiva e de inclusão, desenvolvidas nos Institutos Federais (IFs). Para participar da discussão e expor uma das ações desenvolvidas pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), o reitor, Francisco José Montório Sobral, apresentou o trabalho desenvolvido pelo Projeto Cães-guia, desde o treinamento até a entrega ao cego. “Estamos em desenvolvimento de uma ciência inédita, com foco na formação do técnico que irá contribuir para o treinamento dos cães”, explicou Sobral.
Ao lado do cão-guia Thor, Felipe Cristiano da Silva, aluno de Pedagogia do IFC Camboriú, emocionou os participantes do Fórum ao dizer que o cachorro mudou a sua vida ao proporcionar maior mobilidade e liberdade. “Muitas portas se abriram. O Thor me levou para dentro de uma faculdade, me deu oportunidades em todos os sentidos porque hoje saio da minha casa na hora em que eu quero, chego a hora que eu quero. Isso não tem preço”, revelou.
O debate apresentou ainda as ações assistivas e de inclusão, desenvolvidas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Sertão.