Publicado edital para cursar disciplinas isoladas do Mestrado em Educação IFC: inscrições no dia 04/03

terça-feira, 3 de março de 2020

logo mestradoPublicado o edital para o processo seletivo para candidatos às disciplinas isoladas do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/Instituto Federal Catarinense (IFC), para ingresso no primeiro semestre de 2020. O curso é gratuito e as inscrições acontecem no dia 04/03, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 15h30, na Secretaria do PPGE (Sala F104, Bloco F), no IFC – Camboriú. As aulas iniciam no dia 09/03 e são ministradas no campus Camboriú.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter diploma de curso de graduação, emitido por instituições de ensino brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Educação, ou por instituições estrangeiras, desde que reconhecidos no Brasil, conforme legislação vigente. A seleção será realizada pelas análises do currículo lattes e da carta de intenção, apresentados pelo candidato no momento da inscrição.
Os interessados em cursar as disciplinas como alunos especiais podem solicitar a inscrição em uma das disciplinas elencadas abaixo, que serão ofertadas no primeiro semestre.
Disciplinas:
1) Infância e Educação;
2) Processos educativos e diversidade humana: a educação especial na perspectiva da educação inclusiva;
3) Recursos Educacionais e MOOCS.
O edital com todas as informações pode ser acessado em: http://www.ppge.ifc.edu.br/editais
Confira os documentos necessários para o ato da inscrição:
a) Formulário de Inscrição preenchido e assinado, disponível no anexo I deste edital (www.ppge.ifc.edu.br/editais);
b) Fotocópia (frente e verso) e original do diploma de graduação ou atestado institucional de
conclusão da graduação;
c) Fotocópia (frente e verso) e original do documento de identidade;
d) Comprovante de inscrição no CPF ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF emitido pela receita em http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/cpf/comprovante-de-situacao-cadastral-no-cpf ou passaporte no caso de candidatos estrangeiros;
e) Curriculum Vitae, exclusivamente no modelo emitido pela plataforma Lattes, devidamente comprovado (cópias e originais), do ano de 2017 até a data de inscrição deste edital.
f) Ficha de Pontuação do currículo Lattes preenchida conforme anexo II. Os comprovantes do currículo devem ser apresentados na ordem da ficha de pontuação.
g) Carta de intenção em cursar disciplina no curso de Mestrado em Educação do PPGE-IFC.
Conheça o Mestrado em Educação IFC:
O curso de Mestrado em Educação objetiva a formação de profissionais em nível de pós-graduação stricto sensu para exercício da práxis educativa comprometida com a elevação da qualidade social referenciada da educação por meio da produção e socialização do conhecimento.
Em termos específicos objetiva-se:
a) Fortalecer e consolidar os grupos de pesquisa por meio da cultura e das práticas investigativas;
b) Ampliar a cooperação com instituições acadêmicas e científicas em âmbito regional, nacional e internacional, articulando estudos e pesquisas que convergem para a produção do conhecimento na área da educação;
c) Ampliar e fortalecer a cooperação com instituições educacionais e movimentos sociais comprometido com o desenvolvimento local e regional;
d) Promover a articulação entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica por meio dos processos de pesquisa, ensino e extensão;
e) Desenvolver estudos e pesquisas básicas e aplicadas relacionadas aos processos formativos e educativos que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento de políticas públicas, a inclusão, a interculturalidade e a inovação pedagógica.
Perfil do Egresso:
O egresso deste Mestrado em Educação deverá ser um profissional cuja práxis educativa ocorra mediante a leitura de mundo, a problematização, a teorização e o desenvolvimento de ações de transformação do contexto no qual se insere, tendo como horizonte a educação de qualidade social referenciada e a justiça social.
Leia mais sobre o curso em: http://ppge.ifc.edu.br/

* Crédito: Informações sobre o curso retiradas no site ppge.ifc.edu.br/

* Crédito da imagem: Cecom/Reitoria