Servidores conquistam título de melhor artigo em evento

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Jéssica e MárcioOs servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, Jéssica Motta e Márcio Aparecido Lúcio, conquistaram o título de melhor artigo, na categoria “Organização industrial e Estratégia”, durante o 1º Simpósio de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (SimPPA), realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), nos dias 19 e 20 de novembro.
O artigo “Comparativo das vantagens competitivas dos clusters de revestimento cerâmico de Criciúma com o de Foshan, na China” buscou identificar quais são as estratégias competitivas que diferem o Cluster de cerâmica brasileiro, da região de Criciúma/SC, com o cluster chinês, de Foshan. De acordo com os autores, os resultados encontrados foram que as maiores diferenças entre os clusters estão em suas estratégias, onde Criciúma busca a diferenciação pelo design e qualidade, já Fushon tem como vantagem o custo baixo de produção e o grande parque fabril. “Outra diferença está na estrutura de poder dos clusters com Foshan tendo uma forte intervenção do Estado e o de Criciúma liderado pelas três maiores empresas do cluster”, destacaram Jéssica e Márcio.
Os servidores são alunos do mestrado em Administração, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), ofertado em parceria com o Instituto Federal Catarinense.