# Especial Siepe: Vice-reitora da Univali palestra sobre os desafios da inovação curricular no ensino superior

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Cássia FerriPercurso. Esta foi a palavra norteadora do discurso da vice-reitora de graduação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Cássia Ferria, durante a palestra “Inovações curriculares no ensino superior: por que nos esforçamos tanto e temos a sensação de não avançarmos?”.
Para a vice-reitora, quando falamos em currículo, precisamos pensar no percurso que o aluno irá fazer em sua trajetória no curso. “O estudante que está na instituição veio para fazer o percurso formativo, que precisa ser pensado e definido no projeto pedagógico. Existe uma intencionalidade, um movimento para formar um discente”, destacou Cássia.
De acordo com a vice-reitora, na construção do currículo, é necessário analisar o perfil do egresso, quais investimentos envolvidos, em que linhas o curso pretende trabalhar, como será a transferência do conhecimento, entre outros fatores. “A seleção e organização dos conteúdos é cada vez mais frágil: inventamos nomes novos para as disciplinas, flexibilizamos percursos, mas a maioria dos professores é incapaz de identificar o que são informações e o que são conhecimentos”, afirmou a vice-reitora.
Mas como devemos fazer a inovação curricular? Cássia destacou quatro pontos a respeito do conteúdo da ementa:
1) aqueles que permitem práticas sociais concretas (apropriar-se, compreender e pensar);
2) os de alto valor metodológico e generalizador, ou seja, os que geram outros conhecimentos, ou, ainda, os que conduzem à descoberta, à invenção e à resolução de problemas;
3) os capazes de estimular o pensamento complexo;
4) os que permitem desenvolver pontos de vista sobre a realidade que os cerca.
Ainda sobre a inovação curricular no ensino superior, a vice-reitora declarou que precisamos pensar a respeito da intencionalidade, diversidade de estratégias mentais, interação/cooperação e os aspectos de registro e sistematização.
Para finalizar a palestra, Cássia afirmou que há muito mais espaço para fazer as articulações do que podemos imaginar. “A próxima vez que vocês fizerem um plano de ensino, lembrem de pensar um pouco mais sobre as escolhas que estão fazendo, sobre o percurso formativo que o estudante deverá percorrer”, destacou a vice-reitora.
Confira a entrevista realizada com a vice-reitora da Univali, Cássia Ferria:
Cássia

* Texto, fotos e vídeo: CECOM/Siepe