Menu principal
 

Sobre o Centro

*Atualizado em: 18 de agosto de 2023, às 11h12.

Apresentação

O Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão (CFTICGI), localizado no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, é o primeiro da rede federal do Brasil a ofertar a formação profissional de Treinador e Instrutor de Cães-guia, sendo referência nacional na área.

O Projeto Cães-guia nasceu em 2010 como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), recebendo o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDH), sendo posteriormente incorporado como uma das ações do Plano Nacional para as pessoas com deficiência, o “Viver sem Limite”, lançado em 2011 pelo Governo Federal.

Atualmente o Centro está em processo de ampliação, para além de formação de treinadores e instrutores de cães-guia, iniciarão outras formações de profissionais ligadas à inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Ambientes do Centro

Centro Administrativo – Composto por recepção, auditório com capacidade para 40 (quarenta) pessoas, Sala da Coordenação Geral e Administrativa, Sala da Coordenação Pedagógica, Sala dos Professores, Sala de reuniões/aula, copa e WC.

Centro de Convivência – Composto por copa/cozinha totalmente equipada, sala de estar, lavanderia, sala de meios, 10 (dez) quartos mobiliados, sendo 01 (um) adaptado para cadeirante, destinado a estadia das pessoas cegas durante o Processo de Formação de Duplas.

Clínica Veterinária – Ambulatório para atendimento emergencial.

Canil I – Com 16 baias, sala de treinador, lavanderia, WC, sala de preparação de alimentos, 3 depósitos.

Maternidade – Com 06 baias.

Canil II (Creche) – Com 04 baias.

Isolamento (quarentena) – Com 2 baias.

Posto de vigilância.

Confira o vídeo do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão: