IFC Camboriú realiza debate sobre diversidade, educação e cultura para a paz, no dia 16/10

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

PHOTO-2019-10-07-20-53-14No dia 16/10, às 19h, o auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú é palco do II Ciclo de Debates – Licenciatura em Pedagogia. O evento traz as professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Araci Asinelli da Luz e Renate Raubbe (Universidade do Vale do Itajaí – Univali), para palestrar sobre o tema: “Diversidade, educação e cultura para a paz”. Os alunos do curso “Educação em uma cultura para a paz”, do IFC Camboriú, também integram as contribuições durante o debate.
O II Ciclo de Debates é um evento gratuito e direcionado aos professores, estudantes e demais profissionais da área da educação da região. Não é necessário realizar inscrição para participar.  Os certificados serão feitos por meio da coleta de assinaturas disponíveis na data.
Confira o currículo da professora Araci Asinelli da Luz:
Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 4 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. Atua na formação inicial e continuada de professores. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações na sub-linha Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional) . Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR – NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. (Plataforma Lattes. Curriculo Lattes)
Sobre o curso “Educação em uma Cultura para a Paz”
O curso “Educadores em uma Cultura para a Paz” é o primeiro ministrado em um Instituto Federal (IF) e que aborda a temática “cultura para paz”. O curso tem o objetivo de realizar a conexão entre as bases teóricas que fundamentam a cultura de Paz e a prática de atividades socioeducativas em diferentes áreas e espaços sociais/educacionais, contribuindo para a formação continuada de professores da rede pública e privada, educadores e a comunidade em geral.
Leia mais sobre o curso aqui