Nota sobre o movimento de greve dos Servidores da Educação Federal

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Confira as atualizações sobre a greve em: https://www.camboriu.ifc.edu.br/greve/

O Reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), dirige-se à comunidade acadêmica e ao público em geral para manifestar-se sobre o movimento de greve deflagrado pelos servidores da educação federal e, em particular, pelas seções sindicais que representam os (as) servidores (as) no âmbito do IFC.

O direito à greve é uma prerrogativa constitucional, um instrumento legítimo de reivindicação dos (as) servidores (as) por melhores condições de trabalho, respeito e reconhecimento de suas funções. Compete a cada servidor (a) a decisão pela adesão ou não à greve.

Neste momento, figura um cenário de união, diálogo e compreensão mútua de que a greve, enquanto direito constitucional, deve ser exercida com responsabilidade, assegurando a manutenção das atividades consideradas essenciais para evitar eventual perecimento de direitos da comunidade acadêmica, em especial, dos estudantes.

A gestão do IFC está comprometida em atuar de maneira transparente, democrática e construtiva neste processo. Assim, reafirmamos nosso compromisso com a educação pública e de excelência, com os princípios que nos regem enquanto rede federal de ensino e com a justiça social e o bem-estar de nossos (as) servidores (as) e estudantes.

Rudinei Kock Exterckoter

Greve no IFC Camboriú

No IFC Camboriú, o comando da greve promoveu uma reunião hoje, 03/04, para discutir as ações do movimento e deflagrar a greve no campus. A Direção-geral e Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), do IFC Camboriú, participaram da reunião e destacaram a legitimidade da greve e a relevância das pautas defendidas pelos servidores.

Até o momento, a Direção não possui o quantitativo de servidores que aderiram à greve. Ressaltamos que é direito do servidor participar do movimento, assim como se pronunciar ou não sobre a decisão.

De acordo com a diretora-geral do IFC Camboriú, Sirlei Albino, as aulas e atividades previstas no campus serão mantidas. “Utilizaremos os nossos canais oficiais (site, e-mail institucional e mídias sociais) para informarmos a comunidade sobre o planejamento acadêmico. Entendemos a importância das pautas defendidas e respeitamos a decisão de nossos servidores em aderir à greve”, ressaltou a diretora.

Acompanhem informações atualizadas em nossos canais:
Site: camboriu.ifc.edu.br
Instagram: @ifc.oficial.camboriu