Menu principal
 

*Atualizado em: 02 de fevereiro de 2024, 18h03.

Sobre o curso:
Cabe ao Curso Técnico em Segurança do Trabalho preparar para a atuação em ações prevencionistas nos processos produtivos, com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.
Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalhador. Orientar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC). Coletar e organizar informações de saúde e de segurança do trabalho. Executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle sobre as situações no ambiente de trabalho.
Todas as atribuições e atividades profissionais do Técnico em Segurança do Trabalho estão indicadas na Portaria No 3.275, de 21 de Setembro de 1989, do Ministério do Trabalho.

Área de atuação: 
O campo de atuação envolve ambientes ocupacionais de instituições publicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança. Atua em treinamento de trabalhadores/colaboradores e na realização de cursos de prevenção, saúde e segurança ambiental.

Conheça os laboratórios do curso:

Laboratório de prevenção e controle de incêndios

Laboratório de suporte básico à vida

Forma de ensino: Subsequente ao Ensino médio (pós-médio)
Modalidade: Presencial
Duração: 2 anos
Período: noturno (das 19h às 22h35)
Carga horária: 1.200h
Escolaridade exigida: Ensino médio completo
Vagas anuais: 80
Forma de ingresso: inscrição por edital e classificação por meio de sorteio público. Acompanhe os editais em: http://ingresso.ifc.edu.br

Matriz Curricular e demais Informações exigidas pela alteração da redação do § 1 do artigo 47 da LDB 9394/96. Confira aqui.

Confira aqui o Projeto Pedagógico do curso.

Confira aqui a Grade e corpo docente 2020.1

Confira aqui a composição do Colegiado do curso.
Confira aqui a composição do Núcleo Docente Básico (NDB).

Horário das aulas: Noturno (das 19h às 22h35). Confira aqui (na aba Turmas > selecionar a sigla da desejada (ex: TST21 – Técnico em Segurança do Trabalho com ingresso em 2021)

Confira aqui a Grade e corpo docente do curso.

Confira aqui a titulação e tempo de casa dos professores do IFC Camboriú (buscar pelo nome, pois na planilha estão listados todos da instituição)

Coordenador do Curso: Bruno Carlesso Aita
E-mail de contato: seguranca.tec.camboriu@ifc.edu.br