Portal do Governo Brasileiro

  • A A A

  • Segurança do Trabalho

    Sobre o curso:

    Cabe ao Curso Técnico em Segurança do Trabalho preparar para a atuação em ações prevencionistas nos processos produtivos, com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.

    Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalhador. Orientar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC). Coletar e organizar informações de saúde e de segurança do trabalho. Executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle sobre as situações no ambiente de trabalho.

    Todas as atribuições e atividades profissionais do Técnico em Segurança do Trabalho estão indicadas na Portaria No 3.275, de 21 de Setembro de 1989, do Ministério do Trabalho.

    Área de atuação: 
    O campo de atuação envolve ambientes ocupacionais de instituições publicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança. Atua em treinamento de trabalhadores/colaboradores e na realização de cursos de prevenção, saúde e segurança ambiental.

    Forma de ensino: Subsequente ao Ensino Médio (pós-médio)
    Modalidade: Presencial
    Duração: 2 anos
    Período: Noturno
    Escolaridade exigida: Ensino Médio completo
    Forma de ingresso: Processo seletivo

    Matriz Curricular e demais Informações exigidas pela alteração da redação do § 1 do artigo 47 da LDB 9394/96. Confira aqui.

    PPC do curso. Clique aqui.