IFC Camboriú promove ações com comunidade durante período de pandemia

quinta-feira, 26 de março de 2020

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, ciente do papel social e educativo com a comunidade, está realizando ações durante o período de pandemia do Covid-19. De acordo com a diretora-geral do campus, Sirlei de Fátima Albino, o campus está atento às demandas da região e, juntamente com os demais campi e reitoria, está à disposição do governo de Santa Catarina para auxiliar no que for possível.
Proteção e Defesa Civil
WhatsApp Image 2020-03-26 at 13.43.24 (1)O IFC Camboriú está atuando, em parceria com o Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil (CIGERD), Daniel Bazanella Cardoso, nas tratativas de alinhamentos técnicos de proteção e defesa civil municipais e estaduais. De acordo com a professora do IFC Camboriú, Cleonice Beppler, a parceria já é antiga e destaca o compromisso dos cursos Técnico em Defesa Civil e Agente Comunitário de Proteção e Defesa Civil do campus – e também dos demais que envolvem a área – nas questões em que a comunidade e órgãos públicos necessitam de colaboração técnica para planejamento de ações. “Buscamos sempre atuar na gestão de riscos, mas sempre atuantes na gestão de desastres”, pontuou.
A diretora-geral do campus, Sirlei Albino, ressalta a importância, neste momento, de equipes devidamente formadas, como os técnicos registrados, que possuem conhecimento para gerenciar riscos e desastres . “Com o gerenciamento, é possível minimizar as crises com medidas de prevenção, por meio de políticas públicas, tais como: plano diretor de proteção e defesa civil, planos de contingência e plano de auxílio mútuo, incentivando a autoproteção da população”, afirma. A diretora também destaca a importância da formação na área para representantes de municipais, estaduais e federais para consolidação e ampliação das políticas públicas prevencionistas.
agente de proteçãoAlém da parceria com a CIGERD, a professora do IFC, Cleonice, acrescenta a página criada no Facebook para divulgar informações  de prevenção e informativos de órgãos oficiais a respeito de eventos adversos, como Covid-19. Além de fontes oficiais, a página também dá dicas de autoproteção, baseadas nos materiais desenvolvidos pelos alunos dos cursos de: Técnico em Defesa Civil, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente comunitário de proteção e defesa civil, Proeja – Agente de observação em segurança do trabalho. Acompanhe em: https://www.facebook.com/autoprotecaocidadao
Tradução e interpretação em librasSany
A prefeitura municipal de Camboriú conta com o apoio técnico da servidora do campus, Sany Regina Sarda Justi, para contribuir com a acessibilidade e inclusão social, na prestação do trabalho de tradução e intérprete de libras para divulgação de informações da cidade nas ações relativas ao Coronavírus.
Doação de alimentos
Logo no início do período de isolamento social, o IFC Camboriú doou legumes, frutas e verduras para o Lar da Terceira idade – Padre Antônio Dias, do município de Camboriú. Além do lar, a servidora Flávia Fernandes, em parceria com o jornal da cidade, Linha Popular, realizou a doação de cestas básicas para catadores de materiais recicláveis de Camboriú e colaboradoras da limpeza do campus.