Menu principal
 

IFC Camboriú oferta 245 vagas gratuitas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até 05/12, para o processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio para o ano letivo de 2022. No IFC Camboriú são 245 vagas gratuitas, divididas entre os quatro cursos: Agropecuária (105 vagas), Controle Ambiental (35), Hospedagem (70) e Informática (35). As vagas são destinadas a pessoas que tenham cursado e concluído todo o ensino fundamental até o momento das matrículas.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente via internet. Para os candidatos que não tiverem acesso à rede, o campus disponibilizará computadores para inscrição na Coordenação Geral de Ensino Técnico (CGET) do IFC Camboriú, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. As dúvidas sobre o processo seletivo também podem ser enviadas para o WhatsApp: 47 2104-0810.

O processo seletivo do IFC realiza reserva de vagas por meio do Sistema de Ações Afirmativas (cotas). Por isso, ao se inscrever, o candidato deverá optar pela modalidade Ampla Concorrência ou Sistema de Ações Afirmativas.

O critério de seleção a ser utilizado no processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio para 2022 será o sorteio público, assim como no ano anterior. As regras e procedimentos estão publicadas no edital. Em linhas gerais, o sorteio funciona da seguinte forma: após a confirmação das inscrições, cada candidato receberá um número, que depois será utilizado para a realização do sorteio.

O sorteio público eletrônico será realizado em 9 de dezembro, e a classificação preliminar será divulgada no dia 13. O resultado final está previsto para 11 de janeiro de 2022. A partir dessa data, serão divulgadas as informações sobre as matrículas.

Inscrições no site: ingresso.ifc.edu.br/category/tecnico-integrado/

Sorteio público como critério de seleção

A decisão final sobre o método de seleção foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) do IFC, em reunião realizada em setembro, baseando-se nas incertezas que ainda persistem em virtude da pandemia de Covid-19 e no sucesso do processo seletivo anterior. O assunto foi debatido anteriormente no Conselho de Dirigentes (Codir), por iniciativa da Coordenação-Geral de Avaliação e Ingresso (CGI). “Além das questões ligadas à organização dos espaços físicos para realização das provas, a instabilidade de cenários que a pandemia ocasiona dificulta o planejamento do cronograma para realização de todas as etapas envolvidas”, diz o coordenador da CGI, André Zuconelli.

Mais informações, confira aqui o edital de ingresso (nº 93/2021).

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo e-mail da Coordenação-Geral de Avaliação e Ingresso: cgi@ifc.edu.br

Texto: Cecom/Concórdia/Nanachara Sperb – com alterações Cecom/Camboriú
Arte: Cecom/Reitoria/Andrea Freitas